Está complicado? Talvez você deva conversar com alguém.
- Michelle A Figueiredo
- 11 de jan. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de mai. de 2022
A consulta psicoterapêutica não é recomendada somente para quem está com um problema emocional aparente. Com a correria do dia a dia, nem sempre damos a devida atenção aos nossos sentimentos.
É importante nos preocuparmos com a nossa saúde mental. A maioria das pessoas demostram sinais que indicam a necessidade de se fazer terapia. Será que você já reparou em alguns desses sinais?
Precisamos ter a compreensão que o Psicólogo não é um amigo que está lá para nos ouvir. Ele é um profissional capacitado e que desenvolveu técnicas e habilidades de escuta, empatia, preocupação e respeito. Por esse motivo, a consulta psicológica não é recomentada somente para uma pessoa que tem um transtorno mental. Ela é indicada para todas as pessoas que desejam se conhecer melhor e buscar equilíbrio em qualquer área da vida – seja pessoal, financeira e/ou profissional.
Para facilitar o entendimento, selecionei alguns sinais que indicam que talvez você deva sim, conversar com alguém.
1. Suas emoções são intensas
A realidade da vida é de que nem sempre vamos estar felizes o tempo todo. Muitas vezes podemos ter uma percepção equivocada em relação a um acontecimento e passamos a enxergá-lo como algo muito maior do que realmente é. O psicólogo pode te ajudar a avaliar melhor os seus pensamentos e regular as suas emoções.
2. Seus pensamentos são fixos em traumas como um acidente, uma perda ou uma separação.
Esses eventos marcam as nossas vidas e podem nos deixar traumatizados. Se você se der conta que não para de pensar nesses acontecimentos, converse com alguém. Não deixe de fazer terapia se o evento atrapalhar a sua vida.
3. Você se sente desmotivado
A desmotivação nos faz perder o interesse pelas pessoas, pelo trabalho e até mesmo pelas atividades que mais gostamos. O terapeuta pode te ajudar a identificar os pensamentos disfuncionais que afetam a sua motivação.
4. Seu humor varia constantemente
Um dia você está muito feliz, no outro extremamente triste. Se isso acontecer com frequência, converse com o psicólogo. Ele é o profissional qualificado para examinar a causa da variação do seu humor.
5. Seu rendimento no trabalho está muito baixo
Quando não estamos bem, perdemos a atenção mais facilmente e temos dificuldade para nos concentrar nas nossas atividades. O psicoterapeuta poderá de ajudar a identificar e tratar os pensamentos automáticos que podem estar prejudicando o seu rendimento.
6. Suas relações estão difíceis
Você está com dificuldades para se relacionar com o seu parceiro ou sua parceira? Anda impaciente com os seus filhos? As brigas em casa estão cada vez mais frequentes?
O psicólogo é o profissional indicado para te ajudar a avaliar os pensamentos de forma mais realista e adaptativa. Essa consciência reflete diretamente no seu estado emocional, ajustando a sua tolerância ao fato e por consequência, moldando o seu comportamento. Essa prática pode melhorar consideravelmente o seu relacionamento com as pessoas.
Nem sempre conseguimos compreender o que estamos sentindo ou identificar e validar as próprias emoções, por isso, caso não esteja se sentindo bem, buscar o apoio psicoterapêutico pode ser fundamental para melhorar a sua relação consigo mesmo e com os outros.
Espero que tenha gostado das dicas.
Comments