Inteligência emocional a favor das finanças e do consumo
- Michelle A Figueiredo
- 8 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de mai. de 2022
Eu quero ser rico! Esse é um sonho comum da maioria das pessoas, mas afinal, o que significa riqueza para você?
Possuir o celular e o carro mais moderno e caro, morar em um condomínio chique, com muitos recursos e de frente para a praia, utilizar roupas e acessórios das principais marcas do mundo da moda. A conquista destes recursos pode ser considerada sinônimo de riqueza?
Alguma vez você vinculou a sua felicidade na conquista de algo, e depois de conquistá-lo, em um breve passar do tempo, retornou ao mesmo vazio da insatisfação anterior? Se sim, então continue aqui comigo.
Estudos mostram que o ser humano foi treinado para ficar insatisfeito, que bom! É a partir dessa característica, que nos movimentamos e evoluímos. Ainda bem!
Acontece que em nosso mundo capitalista, os grandes publicitários e empresários conhecem muito bem essa característica do ser humano, e nos influenciam a ter uma necessidade impressionante por algo que até um dia atrás nem precisávamos.
Essa reflexão faz sentido para você? Deve estar pensando como pode fugir dessas armadilhas, né? Então, você não pode. Todo ser humano é insatisfeito, lembra? Mas calma, podemos burlar essa armadilha através do autoconhecimento e do desenvolvimento da inteligência emocional.
Mas como isso pode me ajudar? É simples, com o autoconhecimento resgatamos os nossos valores e buscamos a nossa missão. Conseguimos entender com clareza o que nos traz a verdadeira e duradoura alegria, para podermos tomar decisões conscientes de consumo e por consequência ter uma vida financeira equilibrada e sem privações.
Muitas pessoas acreditam que se ganharem mais dinheiro serão mais felizes, pois terão mais liberdade.... pura ilusão! Se você ganhar mais dinheiro, e gastar todo o seu dinheiro sem consciência, não terá liberdade, você na verdade ficará refém do seu emprego. É bem provável que, em questão de meses, você se pegue em uma curva de pânico ascendente pois terá medo de perder o seu emprego e o seu salário. Concorda que essa característica está longe de ser considerada liberdade? É bem provável que isso te trará mais insatisfação e, por consequência, você cairá na armadilha do consumismo desgovernado.
É importante ter consciência que não é quanto você ganha e sim, como você gasta daquilo que você ganha.
O como você gasta, está relacionado a consciência daquilo que tem valor para você (autoconhecimento).
Espero que você tenha gostado desta reflexão... Tenha um ótimo dia!

댓글