O peso das emoções e dor nas costas
- Michelle A Figueiredo
- 1 de mar. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de mai. de 2022
Nosso corpo é um sistema único - a parte física e a emocional não estão desassociadas uma da outra - o que afeta o corpo mexe na emoção, o que afeta a emoção, mexe no corpo.
Na presença do estresse, os músculos ficam tensos, causando dores específicas. A tensão, por sua vez, aumenta o cortisol no sangue, alterando o ritmo cardíaco.
Isso altera o organismo de uma forma geral, inclusive a musculatura, ficando tensionada e refletindo-se em dor. Além disso, a pessoa com alteração emocional e deprimida tende a manter uma postura errada, ocasionando assim dores musculares.
A coluna é responsável pela sustentação do corpo e por isso as costas acabam recebendo uma carga maior em situações de estresse e alterações do emocional. A região cervical, torácica e principalmente a lombar são as mais afetadas.
A dor no pescoço/nuca pode estar relacionada a forte tensão emocional, conflitos entre a razão e os sentimentos. A dor pode ocorrer quando ignoramos a situação, ao invés de enfrentá-la.
As dores nos ombros, costas ou lombar podem estar relacionadas a sobrecarga de tarefas, timidez, medo, desamparo e insegurança.
Você certamente está se perguntando como essa relação é possível. É preciso saber que o cérebro tem um impacto considerável em nossa espinha, esse eixo que representa nosso busto. No entanto, às vezes nós pesamos sobre ele o peso de todas as nossas emoções negativas.
O uso da massagem terapêutica para ansiedade, a depressão e principalmente a dor crônica, é extremamente benéfica. Um método simples e eficaz para produzir respostas mediadas por meio do sistema nervoso e dos sistemas circulatórios.
Durante uma sessão de massagem, o cortisol, hormônio liberado pelo organismo quando ficamos estressados, sofre uma redução considerável, o que ajuda muito a combater o estresse da vida moderna.

Comments