Psicoterapia, a cura da alma.
- Michelle A Figueiredo
- 17 de ago. de 2024
- 2 min de leitura

Tratamento psíquico quer dizer, tratamento que parte da alma, e um dos meios para tratar a alma é a palavra. Parece difícil entender que distúrbios psicológicos do corpo e da alma possam ser eliminados por “meras” palavras no processo psicoterapêutico.
Palavras são os mais importantes medidores da influência que uma pessoa pode ter sobre a outra, e por isso são bons meios para provocar a transformação anímica naqueles a quem as palavras são dirigidas.
Freud convidava seus pacientes a lhe contar tudo que vinha à cabeça, mesmo se acharem não ser importante, que aquilo não vem ao caso, que não faz sentido ou se os deixavam envergonhados.
Em grande maioria, as histórias existiam lacunas de amnesia. Por isso, Freud compreendeu que sem amnésia não há histórico de doença neurótica, e que as amnésias são resultado de um processo que ele chamou de recalque, cujo motivo ele entende ser as sensações de mal-estar que a história gera no paciente.
Quanto maior a resistência por parte do paciente, maior será a deformação da reprodução das narrativas. Por isso, a arte de interpretar sonhos permite o acesso mais direto ao inconsciente, bem como os nossos atos involuntários e não planejados. Esses são mecanismos que podem tornar o inconsciente acessível ao consciente através da superação das resistências.
A psicoterapia nos ajuda a retirar as camadas que se acumulam em nós para termos a oportunidade de estar cada vez mais em contacto com a nossa verdadeira essência, com quem realmente somos.
Referencias:
Fundamentos da clínica psicanalítica / Sigmund Freud ; tradução Claudia Dornbusch. -- 2. ed. -- Belo Horizonte : Autêntica Editora, 2023. -- (Obras incompletas de Sigmund Freud ; 6)
Comments